top of page
Foto do escritorEstevão Manuel João

Como Calcular o Termo Geral e a Soma de uma Progressão Geométrica PG, dados dois dos seus Termos?


Olá, pessoal.

Tudo bem com vocês?


Na aula de hoje, eu vou ajudar vocês a calcular o termo geral e a soma de 10 termos de uma progressão geométrica PG, dados o quarto e o quinto termo.


O problema deste exercício tem o seguinte enunciado: O 4º e o 5º termo de uma progressão geométrica são, respectivamente, 2 e 4. a) Determine o termo geral; b) Calcule a soma dos primeiros 10 termos.


Uma progressão geométrica PG é uma sequência numérica em que a divisão de um elemento pelo elemento anterior resulta sempre em um mesmo valor, a razão. Neste exercício nos foi dado o 4º e o 5º termo da progressão geométrica, com base nos quais irei mostrar para vocês como calcular o termo geral de uma PG.


O termo geral de uma PG é uma fórmula que determina um termo qualquer de uma PG quando conhecemos o primeiro termo, a posição do termo a descobrir e a razão dessa progressão.


O termo geral de uma progressão geométrica PG pode ser calculado através da fórmula:

an=a1q^(n-1)

onde an é o termo geral, a1 é o primeiro termo, q é a razão da PG e n é a ordem de um determinado termo da progressão geométrica.


Para calcular a soma dos primeiros n termos da PG, é necessário, recorrer à fórmula para calcular a soma de termos de uma progressão geométrica finita, dada por:

Sn = a1(1-qn)/( 1-q)

onde Sn é a soma de n termos da PG, a1 é o primeiro termo, q é a razão da PG e n é a ordem de um determinado termo da progressão geométrica.


No vídeo abaixo, eu explico como calcular o termo geral e a soma de uma progressão geométrica PG, dados dois dos seus Termos.



27 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page